23/04/2021 às 20:32

Resenha do EP "Dark Horse White Horse", da banda Dark Horse White Horse

68
2min de leitura

Edgard Alan Poe, no conto “O Homem das Multidões” (1840), narra a história de um homem em estado de convalescença – ou seja, que acabou de se recuperar de uma doença/experiência de quase-morte.

Ele observa de sua janela um senhor andando na rua. A convalescência influencia suas percepções. Aguça seus sentidos. Desperta sua curiosidade. Ele se dispõe, então, a desvendar todos os pequenos detalhes do dia a dia das ruas.

É justamente sob esse estado físico e mental que Marcela Bovio, a mexicana mais holandesa que já existiu, lançou seu mais novo projeto: Dark Horse White Horse. O EP de estreia, que leva o nome da banda, mostra uma nova faceta da cantora, recém-vencedora da luta contra o câncer.

O que você está fazendo comigo? / Buraco negro, me puxando / Me engolindo por inteira. A letra de “Black Hole” – por si – já daria o tom de desespero e perplexidade das músicas. A cereja no bolo, entretanto, é a interpretação comovente de Marcela, gritando, implorando e sentindo como se os versos a machucassem.

A banda que completa o Dark Horse, como não poderia deixar de ser, traz grandes nomes da cena holandesa como o baterista Ariën vsn Weesenbeek (Epica) e a dupla ex-Revamp: Jord Otto (guitarra) e Ruben Wijga (teclado).

O Ep é composto de apenas 5 faixas, que dialogam perfeitamente entre si. Marcela, que é famosa pelos seus trabalhos no campo do progressivo (Ayreon, The Gentle Storm etc), dessa vez – pela força das circunstâncias – decidiu enegrecer a atmosfera com riffs pesados e uma sonoridade bem soturna.

Ela fez questão de observar os detalhes, como o personagem de Poe: os timbres de teclado foram muito bem escolhidos, a interpretação na medida certa das linhas vocais, as viradas precisas de Ariën. No final, fica a vontade de ouvir mais do trabalho, cujo principal defeito é ser muito pequeno.

Outro destaque é “Judgment Day”, que abre com um contraste: enquanto as guitarras performam uma passagem totalmente quebrada e pesada, no estilo prog, Marcela canta de maneira mais doce. Talvez esse seja o contraste Dark/White que nomeia a banda.

Dark Horse White Horse é, acima de tudo, um grito de vida. Dizem que é preciso que seu “eu” antigo morra para que um “novo eu” possa nascer. Marcela, no entanto, resolveu aliar a doçura e musicalidade que sempre esteve com ela com uma pegada mais agressiva, que combinou muito bem. Coisa de quem já passou por um bocado e refinou a maneira de passar sua mensagem.

23 Abr 2021

Resenha do EP "Dark Horse White Horse", da banda Dark Horse White Horse

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dark horse white horse marcela bovio prog metal